quinta-feira, 14 de março de 2013

João de Deus

João de Deus é retratista, paisagista e pintor sacro.
Muito cedo se inicia nessas atividades como autodidata.
Retrata em crayon o governador Urbano Santos, que lhe promete passagem para estudar no Sul.

Morto Urbano Santos sem realizar o seu intento, cabe ao guarda livros, Pinheiro Lopes de sousa, agraciá-lo com passagem de terceira classe, em vapor do Ita, para o Rio de Janeiro. Lá, sem cobrar com qualquer ajuda oficial, matricula-se na Sociedade Propagadora de Belas Artes e Ofícios, onde cursa Pintura e Cenografia, alcançando distinção durante os quatro anos letivos.

Em 1925 classifica-se em 1º lugar em desenho anatômico, recebendo Medalha de Prata como recompensa ao mérito, no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

De retorno ao Maranhão, pinta o teto da Sé Catedral de São Luís, em 1927, por ele restaurado em 1954. É sua obra mais representativa.

Em 1945 decora a 1ª Feira de Amostra do Maranhão, montada na Praça Deodoro, em São Luís (MA).

Pinta retratos de políticos eminentes da época.

É dele também a pintura da igreja de São José de Ribamar, na cidade de mesmo nome, na ilha de São Luís, como, igualmente, são de sua autoria as pinturas da igreja de Santo Antônio, Parnaíba (PI), igreja de N. S. da Conceição, Barra de Maratanam, igreja matriz do Retiro de Boa Esperança do Piauí.

Seus trabalhos podem ser vistos também na Biblioteca Pública, no Arquivo Público e no Museu de Artes Visuais do Estado, no Maranhão.






Postado por : Laryssa Madeira, Adonnias Júnior, Thiago Fonseca e Nataniel Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário